TERAPIA
A FONOAUDIOLOGIA é ciência que estuda , analisa e desenvolve os processos de comunicação. As crianças que apresentam disfluência, rouquidão, atraso no desenvolvimento ou elaboração de fala após os 4 anos devem ser avaliadas e seguir em acompanhamento terapêutico. Casos mais complicados por vezes envolvem questões interativas e/ou emocionais que podem influenciar ou até intensificar as alterações apresentadas . Deve-se também estar atento à ausência de fala ou vocabulário restrito após os 2 anos de idade.
A Fonoterapia recupera a auto estima e enriquece o discurso oral.
MOTRICIDADE ORAL
Para corrigir o alinhamento da dentição e questões referentes à oclusão dos dentes é interessante realizar uma investigação das condições da mobilidade dos lábios, língua e bochechas. A funcionalidade dos processos de deglutição e mastigação, também pode estar diretamente ligada às alterações em certos casos . É comum que inabilidades referentes à motricidade oral sejam a causa dos problemas ortodônticos e quando não se direciona a devida importância a tal fato , corre-se grande risco de perder os resultados obtidos .
O tratamento em parceria é sempre o mais indicado .
ASSIMILAÇÃO DE CONTEÚDO
Inabilidades em relação ao aprendizado, à aquisição da leitura ,a concepção da escrita , problemas de coordenação , déficit de atenção , hiperatividade e questões cognitivas em idade pré escolar ou desde a fase de alfabetização , também podem ser trabalhadas em consultório . As dificuldades podem se acumular tornando-se motivo para retenção escolar a partir do ensino fundamental .
A criança que não acompanha o conteúdo pedagógico pode desenvolver depressão , sofrer discriminação e não ter estímulo para os estudo.